segunda-feira, 12 de março de 2012

Sol e fisco atraem reformados suecos para Portugal

O interesse dos reformados da Suécia em viver em Portugal aumentou 200% em dois anos, de acordo com o jornal sueco AftonBladet, que dá como principal razão a fiscalidade favorável portuguesa face à sueca.

Portugal é a escolha mais quente. Não só por causa do calor e das praias mas por razões fiscais. A conclusão é do AftonBladet que escreve que os reformados suecos podem ganhar por ano «centenas de milhar de coroas caso se mudem para Portugal».

O jornal sueco explica que as praias, o calor e, sobretudo, a fiscalidade permitem a Portugal fazer concorrência aos tradicionais destinos, como a França, a Espanha e a Tailândia, para os reformados daquele país da Escandinávia passarem parte do ano.

Desde o Orçamento de Estado de 2009 que o sistema português permite a isenção de impostos sobre os rendimentos com origem no estrangeiro, desde que os contribuintes cumpram algumas condições específicas.

O AftonBladet cita um perito em fiscalidade para dizer que o interesse dos reformados suecos por Portugal aumentou quase 200 por cento em dois anos e quase 50 por cento só no ano passado.

Adianta o especialista que um dos grupos demográficos que mais tem demonstrado interesse em mudar-se para Portugal é o das pessoas com cerca de 40 anos e com capacidade financeira.

O jornal cita também cálculos de uma empresa de planeamento fiscal que demonstra que uma mudança para Portugal permite a um casal de reformados suecos poupar cerca de 22 mil e 300 euros por ano.

Acrescenta o AftonBladet que quando chega a idade da reforma muitos procuram climas mais quentes mas, para a maioria, na escolha pesou o calor e também a carteira.

in TSF - 12/03/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário