sábado, 31 de março de 2012

Projeto luso vence 'óscar' de interiores aeronáuticos

O projeto LIFE, que integra empresas portuguesas como a Amorim Cork Composites e Couro Azul, venceu o principal prémio internacional Crystal Cabin Award - que distingue projetos na área da aviação. Ao prémio concorreram 58 projetos de 10 países diferentes.

O LIFE (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) consiste na criação de um interior de aviões (para classe executiva) mais leve, confortável, ecológico. O projeto foi desenvolvido pelas empresas portuguesas Almadesign, Amorim Cork Composites, Couro Azul, INEGI, SETSA com a participação da empresa brasileira de aeronáutica Embraer.
"O projeto LIFE é uma visão para a aviação executiva do futuro", disse Rui Marcelino, da Almadesign, à agência Lusa, explicando que este resulta na conceção daquilo que será o interior de um jato privado dentro de alguns anos, combinando soluções e tecnologia de ponta com materiais naturais e sustentáveis como o couro e a cortiça.

A partir da fuselagem de um avião da construtora brasileira Embraer, as empresas reunidas no projecto LIFE propõem uma área executiva "inspirada em estruturas naturais numa simbiose entre natureza e tecnologia".

Este interior usa quase exclusivamente a cortiça e o couro, uma iluminação “intuitiva”, fibras ópticas e LED embebidos em painéis de cortiça, ecrãs tácteis e um conceito de “tecnologia invisível”.

Com um financiamento de 1,85 milhões de euros, o LIFE pretende mostrar que o setor aeronáutico português tem capacidade para o desenvolvimento conjunto de soluções entre várias empresas de um setor que está em expansão, salientaram os participantes da conferência.

Clique AQUI para saber mais sobre o projeto LIFE e AQUI para saber aceder ao comunicado dos prémios Crystal Cabin Award.


in Boasnotícias - 30/03/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário