terça-feira, 13 de março de 2012

Fotógrafos portugueses distinguidos em prémio mundial

A 5ª edição do International Garden Photographer Of The Year, o maior concurso internacional de fotografia de jardins, premiou este ano dois portugueses: Henrique Souto (1º lugar na categoria Bontiful Earth) e Fábio Claudino (Menção Honrosa na categoria Beautiful Gardens). O concurso contou com 16.000 participantes.

A imagem captada por Fábio Claudino - obtida no Parque de Monserrate - apresenta a coincidência de ter sido feita durante um workshop de fotografia, no Parque de Monserrate, orientado por Henrique Souto e inserido nas atividades paralelas da exposição dos vencedores do International Garden Photographer Of The Year do ano anterior.

A imagem selecionada, "Morning in the Garden" (na foto), foi conseguida durante o Outono, na escada de granito que marca o início do Vale dos Fetos. O autor gosta de fotografar em contra-luz e interessou-se particularmente pelo arranjo dos elementos, tendo fotografado a partir do nível do chão, para conseguir a composição pretendida, explica o comunicado enviado ao Boas Notícias.

Henrique Souto venceu o 1º lugar na categoria Bontiful Earth com a foto “Quince”, captada em estúdio. O autor tem vindo a fotografar frutos e vegetais pelo seu valor estético e quis retratar a rudeza da fruta, utilizando duas unidades de flash em pontos opostos, para destacar a sua cor.

Henrique Souto explica que “sendo adepto da simplicidade, ao retratar frutos (ou folhas) de forma isolada, e em estúdio, foco a atenção naquilo que, pela sua banalidade, nos passa muitas vezes despercebido, embora não procure uma reprodução realista do fruto, mas antes a minha visão particular sobre ele.”

O International Garden Photographer of the Year, cujas inscrições para a 6ª edição estão já abertas, consiste na principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais mas também amadores.

Teve lugar pela primeira vez nos Royal Botanic Gardens, Kew, em 2008 e rapidamente se afirmou como o mais relevante evento de fotografia de jardim e plantas. Anualmente, a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo. A mostra estará patente este Verão no Palácio de Monserrate.

Clique AQUI para ver a foto de Henrique Souto e AQUI para ver a de Fábio Claudino.


in Boasnoticias - 12/03/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário