ee

ee

terça-feira, 20 de março de 2012

O melhor vinho do mundo é português

O vinho Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 é o melhor vinho do mundo. Quem o diz é Luca Gardini, considerado um dos melhores enólogos a nível internacional, que durante 15 anos analisou cerca de 8.000 vinhos para selecionar os 3.000 melhores.

A sua seleção foi agora publicada na“Enciclopedia del vino”, obra editada em Itália onde constam vinhos tão famosos como o Chateau Margaux ou o champanhe Dom Perignon. Mas foi o vinho da Quinta do Noval (Douro) que seduziu Luca Gardini ao ponto de o colocar no primeiro lugar da seleção.

As vinhas que dão origem ao Vintage Nacional são centenárias, pois resistiram à filoxera, um inseto que no final do século XVIII dizimou as vinhas nas encostas do Douro, nunca precisando de sofrer enxertos de vinhas estrangeiras, preservando a 100% a sua identidade.

Segundo o site oficial da casa que produz o vinho, o Vintage Nacional “é vinificado da mesma forma que as restantes uvas da vinha da Quinta do Noval, com pisa a pé em lagar de pedra", mas o “Vintage Nacional é o que é por causa das uvas e da sua parcela de origem, não por causa de um processo especial de vinificação”.

Dada a sua produção extremamente reduzida - entre 200 e 250 caixas em cada ano de declaração - a garrafa de Vintage Nacional que chega ao mercado é vendida a um preço muito elevado, entre os 500 e os 1000 euros.
 
A “Enciclopedia del vino”, que o prestigiado enólogo italiano elaborou com os jornalistas Andrea Grignaffini e Marco Pozzali, foi recentemente publicada em Itália e, além da seleção dos melhores vinhos, inclui informação sobre a história do vinho, o processo de fabrico, as castas e dicas sobre provas de vinho.

Clique AQUI para saber mais sobre este vinho no site oficial da Quinta do Noval.

in Boasnoticias - 20/03/2012

1 comentário:

  1. Apoiar projectos portugueses compensa. Vai ser lançada agora uma comunidade online de automóveis que está a promover um passatempo em que o prémio é um Ipad. Mais informações em http://autoviva.sapo.pt

    ResponderEliminar