terça-feira, 13 de março de 2012

Guimarães visto por fotógrafos estrangeiros

Olhares do exterior que refletem sobre o território da cidade de Guimarães. É esta a proposta da exposição "Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica", que foi inaugurada, no fim de semana passado, no Centro Cultural de Vila Flor.
 
O projeto, que vai estar em exibição até 20 de Maio, uniu o belga Filip Dujardin, o sueco J.H. Engström, o italiano Guido Guidi e a norte-americana Katalin Deér, em torno do conceito de "paisagem transgénica" e da reflexão sobre a arquitetura vimaranense como forma de construção cultural.
 
O geógrafo Álvaro Domingues, da Faculdade da Arquitetura da Universidade do Porto, denomina o território da “paisagem transgénica” como um lugar polarizado entre a cidade “extraordinária” carregada de memórias, narrativas e identidades, e a paisagem “ordinária”, genérica, difusa, onde os restos do mundo rural se dissolveram entre fábricas, veigas, bouças, casas e estradas.

"Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica" está inserida no programa cultural de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.
 
A entrada para a exposição, que é comissariada por Paulo Catrica e Pedro Bandeira, tem o custo de dois euros.

Para aceder a mais informação sobre o evento, consulte a página oficial do Centro Cultural de Vila Flor, AQUI.


in Boasnoticias - 13/03/2012
foto  © Filip Dujardin

Sem comentários:

Enviar um comentário