domingo, 25 de março de 2012

Hainan: Ilha chinesa vai ter licenciatura em Português

A língua portuguesa continua a chegar aos quatro cantos do mundo. Desta vez, através de uma licenciatura em Português que será ministrada na ilha chinesa de Hainan graças a uma ação conjunta do Centro de Cooperação Internacional em Educação (CICE), da Associação de Macau-Hainan para a Promoção Económica e Cultural e do Instituto Politécnico de Leiria.
 
A licenciatura em Português contemplará quatro anos de estudo. Os três primeiros, para estudo da "Língua e Cultura Portuguesas" terão lugar em Hainan e o quarto e último ano vai realizar-se em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), podendo os alunos optar por duas vias de especialização: "Gestão Turística e Hoteleira" ou "Tradução e Interpretação Português/Chinês e Chinês/Português".
 
Segundo o CICE, o curso deverá começar no próximo ano letivo, com início em Setembro, na Faculdade de Línguas Estrangeiras de Hainan. Até ao final de Abril está a decorrer o processo de candidaturas e o recrutamento de docentes, muitos deles da China e alguns do IPL.
 
A agência Lusa adianta que o projeto conjunto foi agilizado na semana passada, depois de uma delegação do IPL se ter deslocado a Hainan e ter assinado protocolos de cooperação para a implementação de programas partilhados de ensino superior luso-chinês com o CICE, a HFLCPD e a Universidade de Hainan.
 
Desta visita resultou também um intercâmbio de docentes portugueses do IPL "para o ensino da língua portuguesa na Universidade de Hainan e a troca de especialistas para efeitos de investigação e partilha de conhecimentos no âmbito do turismo", informou o CICE, citado pela Lusa.
 
As licenciaturas em português na China mais do que quintuplicaram nos últimos dez anos, passando de duas para catorze sendo que, se forem contabilizados os cursos privados, o número ultrapassará os vinte.
 
in Boasnoticias - 25/03/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário