sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Portugal vai transformar pneus em "madeira"

A empresa portuguesa Europneus adquiriu um equipamento que transforma pneus velhos num produto substituto da madeira altamente resistente, económico e com diversas aplicações. Além de preservar a floresta, esta solução permite reciclar a 100 por cento a borracha dos pneus.

Recorrendo a uma "tecnologia inovadora que altera a estrutura molecular da borracha através de um reator nanométrico", esta solução permite criar a chamada “madeira verde” que pode ser usada em “inúmeras aplicações como soalhos flutuantes, deques de piscinas, deques de portos e até na produção de mobiliário”, explica ao Boas Notícias José António Silva, diretor da Europneus.

Esta “madeira verde” é resistente à agua, à luz solar, a produtos químicos e a altas temperaturas, obtendo ainda um isolamento mais eficiente do que a madeira natural. O produto tem também a vantagem de ser fabricado em diversas cores e de oferecer preços muito competivos.

O responsável explicou ao Boas Notícias que o equipamento de transformação da borracha foi desenvolvido e patenteado pela empresa inglesa Dena, que estabeleceu uma 'join venture' com a Europneus.

José António Silva acrescenta que, dada a procura que o produto tem tido, espera obter um “retorno do investimento num prazo inferior a um ano”. Da parte da Dena, a Europneus tem a garantia que toda a borracha transformada será comprada pela empresa inglesa.

O reator nanométrico foi adquirido pela Europneus - que desde 1970 presta serviços na área dos pneus - no final do ano passado e, agora, a empresa está a estudar parcerias com entidades como a Valorpneu, disponibilizando uma nova utilização para os pneus velhos recolhidos em Portugal.

Neste momento, o produto obtido com a reciclagem deste desperdício - granulado de borracha - tem poucas aplicações, sendo usado sobretudo no reforço de materiais como o asfalto ou o cimento.

Clique AQUI para aceder ao catálogo de produtos disponíveis e AQUI para visitar o site da Europneus.




in BoasNoticias - 03/02/2012


Sem comentários:

Enviar um comentário