quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Medalhão português encontrado em tubarão

Uma dona de casa de Klebang, na Malásia, encontrou um medalhão, de origem portuguesa e datado do século XIII, quando preparava um tubarão para cozinhar, divulgou hoje a comunicação social local.


Pesa 10 gramas, exibe numa das faces um perfil feminino com uma coroa na cabeça, enquanto na outra é visível um crucifixo e uma inscrição.

O perfil feminino é identificado por um historiador malaio, citado pelo diário local The Star, como sendo da rainha Isabel, consorte de D.Dinis, que governou Portugal entre 1279 e 1325.

O medalhão, com 7,4 centímetros de comprimento e seis de largura, estava dentro do tubarão que Suseela Menon tinha comprado num mercado da cidade malaia de Klebang e se preparava para cozinhar.

Para a dona de casa, de 47 anos e mãe de duas crianças, a descoberta foi uma benção para a família. Em declarações ao The Star diz que a família decidiu não comer o tubarão porque o objecto encontrado dentro do animal "parecia ter elementos religiosos".

O medalhão de origem portuguesa, datado do século XIII, pode ter sido transportado por um mercador, um soldado ou missionário luso ou ao serviço de Portugal durante a colonização de Malaca, que esteve sob o domínio português entre 1511 e 1641.

Maria de Deus Manso, professora e investigadora da Universidade de Évora, lembra que «os portugueses, pelo menos desde o século XVI, mantiveram não só uma presença comercial, mas também religiosa» naquele território asiático.

«Não me surpreende que objectos destes possam ter circulado e até serem levados por missionários», adianta a investigadora, acrescentando que «São Francisco Xavier, ainda que não fosse português (era de Navarra), passou vários meses em Malaca ao serviço de Portugal».

Uma explicação possível para a presença da pequena peça naquelas paragens. Mas como terá chegado ao interior do tubarão, que já estava a ser transformado em filetes, já é outra história...


in TSF - 22/02/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário