domingo, 26 de fevereiro de 2012

Novas Oportunidades: Aluno de 91 anos recebe diploma

Aos 91 anos, João Vieira é o aluno mais velho a concluir o ensino básico através do programa Novas Oportunidades. O diploma é entregue esta quinta-feira na Escola Profissional de Salvaterra de Magos, avança o jornal Público.

Nascido no Ribatejo, João Vieira recomeçou tarde um ensino interrompido: só aos 34 anos conseguiu concluir o terceiro ano de escolaridade. Sempre com vontade de aprender, inscreveu-se no Centro de Novas Oportunidades (CNO). O percurso tornou-o hoje, oficialmente, no português mais velho a concluir o 9º ano de escolaridade.

Incentivado por um neto a regressar às aulas, o nonagenário chegou ao CNO com o objetivo de completar o ensino básico através do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

De acordo com a Escola Profissional de Salvaterra de Magos, João Sabino, como é conhecido, apresentou-se no CNO com "um currículo invejável".

Uma vida divida entre a agricultura, a música, e as letras

Residente em Benavente há 52 anos, João Sabino começou a trabalhar na terra aos 14 anos e a saúde permite-o manter a atividade até hoje. Pelo caminho passou pelo cargo de diretor de Serviços Agrícolas no Fomento da Indústria e do Tomate, no qual se manteve durante 38 anos

Mas o que o notabilizou no setor agrícola foi o facto de ter inventado, nos anos 70, uma máquina inovadora de semear tomate. O êxito foi de tal ordem que chegou a ser um dos maiores produtores europeus de tomate. A patente da máquina acabou, no entanto, por ser vendida a uma empresa italiana.

O gosto pelo conhecimento e pelas letras, que o levaram, há um ano, inscrever-se na escola, é o mesmo que o incentivou a escrever cinco livros, quatros dos quais de poesia, e ainda uma autobiografia. João Vieira dedica também parte do seu tempo à música, nomeadamente ao instrumento que pratica, o trompete.

O caso do idoso de Salvaterra de Magos não é único do género em Portugal: em Janeiro, a Câmara de Grândola deu conta da inscrição nas Novas Oportunidades de uma senhora de 97 anos que entrou no programa para terminar o 6º ano.

in Boasnoticias - 23/02/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário