sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Portugal em destaque na BBC Viagens

A BBC publicou, nas últimas semanas, um dossier especial sobre Portugal, na sua secção de viagens, com vários artigos destacando alguns dos principais destinos do país. O guia foi elaborado em colaboração com a Lonely Planet.

O dossier começa com uma 'tour' pelo coração de Lisboa que arranca no “Chiado literário” com as suas esplanadas, passando ao “enigma arquitetónico” do Convento do Carmo e pelo seu “vizinho hiperativo” que é o Bairro Alto, “um misto de moda vintage, restaurantes apetitosos e bares”.

Já o Cais do Sodré é descrito como o “ponto de encontro dos velhos marinheiros” que sofreu uma renovação, disponibilizando agora vários locais com música ao vivo.  

Do Rossio, ao Mosteiro dos Jerónimos em Belém, o destaque vai para a arquitetura e para os detalhes históricos.

Da zona mais histórica de Lisboa, passa-se ao Parque das Nações, local da Expo’98, que devolve a cidade ao século XXI, com a sua “arquitetura vanguardista” e o Oceanário, uma espécie de “submarino”.

No centro da cidade, são destacadas as “lojas luxuosas” da Avenida, bem como os "parques tranquilos, hotéis de luxo e riqueza de cultura" dos bairros da Estrela e Lapa.


Porto: tesouros urbanos



A cidade do Porto é vista como uma “cidade extraordinária”, artística e histórica, “banhada pelo Douro”, onde sobressaem as igrejas barrocas e os edifícios de arte nova.

Mas o principal destaque do artigo é a vertente urbana da cidade, como os artistas de street art e a vida noturna na Rua Galeria de Paris, local frequentado maioritariamente por jovens. No final, um conselho para visitar os restaurantes tradicionais na zona Ribeirinha.


Guimarães: uma das mais jovens cidades da Europa


Anda no Norte, é evidenciada a cidade de Guimarães, berço da nação e Capital da Cultura 2012. Este ano, salienta o artigo, Guimarães é o local privilegiado para assistir a eventos de música, cinema e artes visuais.

A cidade - cujo centro histórico foi classificado como Património Mundial da UNESCO em 2001 - é ainda descrita como "uma das mais jovens cidades da Europa", devido à faixa etária da sua população.

Alentejo: planícies secas e douradas

O Alentejo é elogiado pela “paisagem cativante, caracterizada por planícies secas e douradas, encostas onduladas (…)”. Tem um passado rico que "nos faz recuar no tempo até ao Paleolítico, para além das aldeias árabes, das cidades medievais e da preservação de tradições artesanais", lê-se ainda na reportagem.

Castelo de Vide, Vila Nova de Milfontes e o Convento de São Francisco em Mértola são alguns dos lugares destacados.


O outro lado Algarve


Mais a Sul, fala-se do “outro lado do Algarve”, com o artigo a dar um ponto de vista alternativo sobre a região, nomeadamente cruzeiros e pacotes de fim de semana.

O texto sugere ainda a cidade de Olhão, por ser “um belo exemplo da colisão cultural entre a Europa e a África do Norte”, características que definem a região.

Passando às zonas mais isoladas, destaque para Querença, em alternativa “aos passeios turísticos à beira-mar”, aldeia cujas casas e outros detalhes remetem para os Mouros, contando ainda com vários festivais ao longo do ano.

Clique AQUI para aceder aos vários artigos sobre Portugal.


in Boasnoticias - 15/02/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário