quinta-feira, 26 de abril de 2012

Satélite de alunos açorianos no pódio da ESA

Veja, no link abaixo, o vídeo do lançamento do mini-satélite açoriano
Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar
Um mini-satélite construído pelos alunos da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores, foi lançado esta terça-feira "com sucesso", na Noruega, e alcançou o terceiro lugar do pódio da competição promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA).
"Os 'Azorean Shearwater' fizeram, pelas 15:00 (14:00 em Lisboa), o lançamento do seu satélite com sucesso. A missão foi bem conseguida, tendo-se atingido todos os objetivos", refere uma mensagem da equipa açoriana enviada terça-feira à Lusa.

Esta quarta-feira, na página do Facebook dos 'Azorean Shearwater', a equipa anunciou que conquistou o terceiro lugar na competição que envolveu 14 equipas europeias selecionadas para construir um mini-satélite, numa iniciativa da ESA que pretendeu oferecer aos jovens a oportunidade de participarem num projeto espacial verdadeiro.
A equipa, denominada 'Azorean Shearwater' (Cagarro açoriano), é constituída por cinco alunos do 11.º ano de escolaridade e dois professores, tendo o lançamento ocorrido na ilha de Andoya, na Noruega.
O pequeno satélite construído pela equipa de Santa Maria era similar a uma lata de refrigerantes e propunha-se medir valores da temperatura e pressão e elaborar um cálculo da altitude durante a descida, além de tirar fotos e georreferenciar essas fotografias através de um módulo GPS.
Os açorianos competiram com equipas da Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Holanda, Suécia, França, Grécia, Roménia, Espanha, Itália e Reino Unido.

Clique AQUI para aceder ao Facebook da equipa Azorean Shearwater.
in Boasnotícias - 25/04/2012




Sem comentários:

Enviar um comentário