terça-feira, 24 de abril de 2012

Boom: Festival português em destaque no The Guardian

A jornalista Gemma Bowes dedicou um longo artigo no jornal britânico The Guardian ao Boom Festival, realizado de dois em dois anos em Idanha-a-Nova. A britânica explica que o ambiente, a localização e os princípios ecológicos do evento fazem com que o encontro de fãs de música "psytrance" esteja "para lá da música".
 
Gemma Bowes confessa que não é apreciadora do estilo de música praticado no festival, no entanto, deixa várias razões para apreciadores de projetos musicais como Ace Ventura, X-Dream e Ajja and Manmademan  - cabeças de cartaz na edição deste ano - se dirigirem ao interior de Portugal no Verão.
 
A jornalista explica que o objetivo do Boom é também o de agitar consciências, permitindo uma vivência fora "da cultura dominante" que promove o "ativismo social espiritual". Para isso, o Boom tem tido nos últimos anos tem cada vez mais motivos "para recomendar", para além do cartaz musical.
 
O enquadramento do recinto, três horas a nordeste de Lisboa, é "incrível", refere a autora, que elogia o lago "deslumbrante" de Idanha-a-Nova e o "sol garantido".
 
O local é um amontoado de "tendas coloridas, esculturas fantásticas, fogo, luzes e lasers", descreve Gemma Bowes, apontando a ausência de caravanas que vendem hambúrgueres e grandes cartazes publicitários. 

Festival ecológico
 
"O festival é incrivelmente verde, com um sistema de recuperação das águas, casas de banho com aproveitamento para compostos, geradores alimentados por óleo vegetal, painéis solares e um moinho de vento", diz.

A verdade é que o evento, que completa este ano 15 anos, já recebeu três prémios que reconhecem o seu valor ecológico, nomeadamente o prémio europeu "Green'n'Clean Festival of the Year", em 2010, e o prémio internacional "Greener Festival Award Outstanding", em 2009 e 2010.
 
O Boom acontece de dois em dois anos. Este ano tem lugar entre os dias 28 de Julho e 4 de Agosto com um custo do passe geral de 160 euros.

Consulte o artigo do The Guardian AQUI, e aceda ao site oficial do Boom AQUI.
 
in Boasnotícias - 23/04/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário