quarta-feira, 11 de abril de 2012

Futsal: Portugal qualifica-se para o Mundial2012

A seleção portuguesa de futsal qualificou-se, esta noite, para a fase final do Campeonato do Mundo, depois de voltar a bater a Bielorrússia, por 4-1, na segunda mão do play-off.

O conjunto orientado pelo técnico Jorge Braz, que já tinha "atropelado" a congénere de Leste, por 7-1, em Minsk, só aos 15 minutos inaugurou o marcador, por Arnaldo, e foi gerindo o esforço físico até final.

Pedro Cary (29), Djô (29), e Leitão (39) marcaram os outros tentos, enquanto Gorbenko, aos 30, apontou o merecido golo visitante.

Portugal entrou muito pressionante e a explorar com velocidade os espaços cedidos pelo adversário, que raramente conseguiu ultrapassar a linha de meio campo com a bola controlada.

A Bielorrússia só rematou à baliza lusa aos seis minutos, num livre cobrado por Lushkovski e defendido pela perna esquerda do guarda-redes João Benedito, já depois de Cardinal ter obrigado o guardião Novoichik a aplicar-se em vários "disparos" perigosos.

Com a "rotação" na equipa portuguesa e o "nulo" no marcador, o conjunto bielorrusso foi ganhando confiança e acerto nas marcações, mas a resistência quebrou-se com o passe de Ricardinho para Arnaldo rematar forte e cruzado para o 1-0, aos 15 minutos - o milésimo tento da "equipa das quinas", segundo a Federação Portuguesa de Futebol.

Na segunda parte, a Bielorrússia cerrou ainda mais as suas fileiras, obrigando os portugueses a tentar a sorte da meia distância sem sucesso.

Aos 29 minutos, finalmente, uma "tabelinha" entre Leitão e Pedro Cary permitiu a este último chegar quase à linha e bater o guardião adversário.

Logo de seguida, aproveitando algum desnorte do "cinco" bielorrusso, Djô desenvencilhou-se de três adversários e "fuzilou" o ângulo superior direito da baliza contrária (3-0).

Uma desconcentração na área portuguesa permitiu depois, aos 30, o tento da Bielorrússia, por intermédio de Gorbenko, a aproveitar um ressalto, mas Leitão, numa fase de jogo mais aberto, estabeleceu o 4-1 final, após "assistência" de um defesa.

O Tailândia2012 realiza-se entre 2 e 18 de novembro. Portugal tentará fazer melhor que o terceiro lugar alcançado na sua estreia em Mundiais, na Guatemala, há 12 anos.

in TSF - 10/04/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário