ee

ee

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Restaurante luso entre os 50 melhores do mundo

O restaurante português Vila Joya, em Albufeira, está entre os 50 Melhores Restaurantes do Mundo, de acordo com a lista da revista britânica "Restaurant Magazine", divulgada esta segunda-feira em Londres. O Vila Joya, dirigido pelo "chef" austríaco Dieter Koschina, subiu 35 posições e ocupa agora o 45º lugar, consolidando a reputação de melhor restaurante nacional.
 
A distinção soma-se a outras já conquistadas pelo estabelecimento de restauração, ao qual foram atribuídas, desde 2011, duas estrelas Michelin e que obteve, este ano, a melhor classificação na primeira edição do "Guia Galp - Os Melhores Restaurantes e Vinhos de Portugal".

O pódio do "top 50" manteve-se igual ao do ano passado, sendo liderado pelo restaurante dinamarquês Noma, no topo pela terceira vez consecutiva e seguido por dois restaurantes espanhóis, "El Celler de Can Roca" e "Mugaritz". 
 
No final da cerimónia onde foi feito o anúncio dos 50 melhores, o "chef" Dieter Koschina disse à agência Lusa que a entrada do Vila Joya para a lista é "muito importante para o Turismo de Portugal", mostrando-se também satisfeito a nível pessoal. O cozinheiro austríaco, que se instalou no nosso país em 1991, afirmou estar "muito contente" e surpreendido, uma vez que não sabia qual a razão do convite para o evento.
 
Esta é a primeira vez que um restaurante luso figura entre a elite mundial, escolhida por um painel que reúne 800 "chefs", empresários da restauração, jornalistas e outros peritos em gastronomia convidados a elaborar uma lista dos três restaurantes preferidos situados fora da respetiva região. 
 
Os EUA dominam a lista com oito restaurantes, sendo a França a "rainha" a nível europeu, representada por sete estabelecimentos de restauração, dos quais cinco fazem parte do "top 20". 

in Boasnotícias - 02/05/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário