sexta-feira, 18 de maio de 2012

EUA: Português nomeado juiz do Supremo Tribunal

Um cidadão natural de Portugal foi nomeado juiz do Supremo Tribunal de Rhode Island, nos EUA. O luso-americano Luís de Matos é o primeiro a conseguir uma nomeação semelhante naquele país, tendo sido escolhido pelo governador do Estado pelo seu currículo e "notável reputação" como procurador.
 
Luís de Matos, nascido na Batalha há 47 anos, disse à agência Lusa sentir-se satisfeito com a oportunidade de continuar a "defender o interesse público", a sua prioridade desde que deixou a faculdade de Direito. Uma prioridade que já o levou ao Departamento de Justiça em Washington, à procuradoria do Estado do Delaware e, mais recentemente, de volta a Rhode Island, como procurador adjunto.
 
De acordo com Lincoln Chafee, governador do Estado em questão, a escolha do português deve-se ao seu "currículo impressionante", que inclui "diversas condenações bem sucedidas em casos de alta notoriedade" e "uma reputação notável na comunidade jurídica de Rhode Island", que lhe conferem a imagem de "um homem de elevado caráter e integridade".
 
"É um candidato altamente qualificado para uma posição importante no Tribunal Supremo", considerou Chafee, que também destacou a história pessoal do jurista.
 
Grato pela nomeação, Luís de Matos, formado na Universidade de Brown e fluente no português, salientou que pretende, como lhe é habitual, trabalhar com "paciência e com humildade" mas também "tomar decisões que sejam reconhecidas como justas e ter capacidade de decidir".
  
in Boasnotícias - 18/05/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário