terça-feira, 8 de maio de 2012

Amália Rodrigues inspira a cantora islandesa Björk

Amália Rodrigues é uma das inspirações musicais de Björk. A fadista surge em segundo lugar numa lista elaborada, a pedido do jornal britânico The Guardian, pela cantora islandesa, que lhe tece rasgados elogios.
 
"Ouço-a há anos, mas vi recentemente um documentário sobre ela. Tanta emoção pura!", conta Björk, que salienta o facto de a obra de Amália ser "livre das muitas complicações que, por vezes, a música tem".
 
"A sua música é tão direta, simples e forte, livre de filigranas. Ela vai direta ao coração", sublinha Björk, que considera "admirável" a "íntima colaboração [de Amália] com os poetas portugueses". 
 
A islandesa revela-se ainda uma admiradora do fado, que conheceu, julga, "há cerca de 15 anos". Outra das muitas razões pelas quais se inspira na incontornável voz portuguesa é, precisamente, o facto de Amália Rodrigues ter tido um contributo decisivo na criação e afirmação deste género musical.
 
"O fado tem a mesma crueza do flamenco mas é menos extravagante e, de certa forma, mais sério e severo", descreve Björk.
 
O primeiro lugar da lista da cantora é ocupado pelos norte-americanos Death Grips e os Easter Island, da Polésia, completam o pódio, ocupando a terceira posição.

Clique AQUI para conhecer esta lista completa de inspirações.
 
in Boasnotícias - 04/05/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário