sexta-feira, 18 de maio de 2012

Jovens lusos criam robô para combater incêndios

Um grupo de 100 alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, em Torres Vedras, concebeu um dispositivo capaz de auxiliar os bombeiros no combate aos fogos.
De acordo com a agência Lusa, o dispositivo móvel incorpora uma câmara comandada por um controlo remoto à distância. As imagens captadas poderão ser enviadas para um computador adaptado à funcionalidade, e a utilização de várias câmaras poderá ser uma mais-valia não só no controlo das várias frentes dos incêndios, mas também na sua prevenção.
O equipamento, aparentemente inovador, resultou da participação num campeonato mundial de robótica. Inicialmente com o objetivo de despertar nos jovens o gosto pela ciência e pela tecnologia, os trabalhos culminaram num protótipo construído a partir de materiais reutilizados, disponível para ser fabricado e utilizado pelos agentes de Protecção Civil.
Em 2008, o agrupamento sagrou-se vencedor do prémio Ciência na Escola, certame promovido pelo Ministério da Edução, pelo Banco Espírito Santo, e pela Fundação Emídio Pinho. Sob a coordenação do professor Jaime Rei, este mesmo agrupamento concorre agora a um novo prémio, desta vez mundial, cujo tema se centra na preservação dos recursos humanos.
in Boasnotícias -  18/05/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário