sábado, 31 de março de 2012

Portuguesa desenvolve pianos de papel e gelatina


Portuguesa desenvolve pianos de papel e gelatina

Clique no link abaixo para ver um músico tocar o piano de gelatina Resistor JelTone
 
Esta notícia tem conteúdo multimédia, clique aqui para visualizar Eletrónica, tecnologia e ciência são, normalmente, assuntos sérios. Mas há uma portuguesa que está a subverter estes conceitos, transformando estas experiências num universo fantástico onde reina a imaginação. O último projeto de Catarina Mota, neste momento a residir em Nova Iorque, consiste num piano eletrónico feito de papel, que dá música mesmo a sério.

Um piano de papel, um piano de criança feito de gelatina (Resistor JelTone), uma impressora 3D que imprime bolachas (iCookie), uma abóbora com luzes sensíveis ao toque. Estes são alguns dos mais recentes projetos que a investigadora Catarina Mota tem vindo a desenvolver em Nova Iorque (Estados Unidos).

Estas experiências inserem-se no âmbito do doutoramento de Catarina Mota, dedicado às práticas 'open-source', e foram desenvolvidos para o projeto OpenMaterials do qual Catarina é cofundadora. “O principal objetivo deste grupo é divulgar informação e encorajar experimentação num espírito open-source e colaborativo”, explica a investigadora ao Boas Notícias.


"Levar a tecnologia para além dos seus limites"

A aplicação de circuitos elétricos em materiais “domésticos” ou a utilização de hardware para conseguir produtos imprevisíveis como uma bolacha “pretende ser uma forma simples e divertida de levar crianças e adultos a se interessarem por eletrónica e pelas práticas de partilha de conhecimento que nos permitem aprender uns com os outros e dar asas à imaginação”, sublinha Catarina Mota (na foto abaixo © William W. Ward).

Image and video hosting by TinyPic“Trata-se sobretudo de uma tentativa de levar a tecnologia para além dos seus limites”, acrescenta, sublinhando que “'brincar' com o que nos rodeia é uma forma de conhecer o mundo e desenvolver a criatividade”. Catarina Mota aponta o exemplo do piano de gelatina que “as crianças adoram fazendo imensas perguntas sobre como funciona”.

A investigadora fez a tese de mestrado na New York University e está agora a fazer um doutoramento através da Faculdade de
Ciências Sociais Humanas da Nova com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia ao abrigo do programa UTAustin|Portugal.

Outros projetos

Para além disso, Catarina está também envolvida na Rede de Laboratórios AZ, uma organização sem fins lucrativos que resulta da coligação de três espaços de experimentação tecnológica: o Altas em Lisboa, o LCD em Matosinhos e o xDA em Coimbra. Esta rede organiza semanalmente sessões de 'Lab Aberto' às quais qualquer pessoa pode assistir.

Por fim, Catarina Mota está também a organizar, juntamente com a norte-americana Dustyn Roberts, a terceira edição da conferência internacional Open Hardware Summit, que vai ter lugar em Nova Iorque em Setembro. Este encontro reúne anualmente especialistas de diversas áreas em torno da investigação na área do hardware 'open source'.

Clique AQUI para conhecer outros projetos de Catarina Mota.

in Boasnoticias - 30/03/2012

Projeto luso vence 'óscar' de interiores aeronáuticos

O projeto LIFE, que integra empresas portuguesas como a Amorim Cork Composites e Couro Azul, venceu o principal prémio internacional Crystal Cabin Award - que distingue projetos na área da aviação. Ao prémio concorreram 58 projetos de 10 países diferentes.

O LIFE (Lighter, Integrated, Friendly and Eco-Efficient aircraft cabin) consiste na criação de um interior de aviões (para classe executiva) mais leve, confortável, ecológico. O projeto foi desenvolvido pelas empresas portuguesas Almadesign, Amorim Cork Composites, Couro Azul, INEGI, SETSA com a participação da empresa brasileira de aeronáutica Embraer.
"O projeto LIFE é uma visão para a aviação executiva do futuro", disse Rui Marcelino, da Almadesign, à agência Lusa, explicando que este resulta na conceção daquilo que será o interior de um jato privado dentro de alguns anos, combinando soluções e tecnologia de ponta com materiais naturais e sustentáveis como o couro e a cortiça.

A partir da fuselagem de um avião da construtora brasileira Embraer, as empresas reunidas no projecto LIFE propõem uma área executiva "inspirada em estruturas naturais numa simbiose entre natureza e tecnologia".

Este interior usa quase exclusivamente a cortiça e o couro, uma iluminação “intuitiva”, fibras ópticas e LED embebidos em painéis de cortiça, ecrãs tácteis e um conceito de “tecnologia invisível”.

Com um financiamento de 1,85 milhões de euros, o LIFE pretende mostrar que o setor aeronáutico português tem capacidade para o desenvolvimento conjunto de soluções entre várias empresas de um setor que está em expansão, salientaram os participantes da conferência.

Clique AQUI para saber mais sobre o projeto LIFE e AQUI para saber aceder ao comunicado dos prémios Crystal Cabin Award.


in Boasnotícias - 30/03/2012

Energia: PMEs portuguesas são as mais eficientes

Os dados revelados pelo Eurobarómetro indicam que as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas são as mais preocupadas com a eficiência energética da União Europeia. O documento, divulgado este mês pela Comissão Europeia, avalia a eficiência da utilização de recursos e o dinamismo dos mercados verdes.
Oitenta e oito por cento (88%) das PMEs portuguesas inquiridas estam a tomar medidas para melhorar a eficiência da utilização de recursos através da poupança de energia. Esta foi a percentagem mais alta na categoria, logo seguida pela Espanha (com 87%) e pelo Reino Unido (com 83%).

De entre dos 19 Estados Membros que responderam à questão, a poupança de energia é também a ação escolhida por 81% das empresas portuguesas para ser posta em prática nos próximos dois anos. Portugal tem ainda a maior percentagem de empresas (19%) que pretendem, nos próximos dois anos, oferecer produtos verdes.

Outras das categorias nas quais Portugal se destaca são a preocupação com a redução de lixo (65%), a reciclagem (80%) e a poupança de recursos (83%) e de água (79%).

O eurobarómetro pode ser consultado, na íntegra, AQUI.

in Boasnotícias - 29/03/2012





sexta-feira, 30 de março de 2012

Futebol: New York Times destaca hino do Benfica

O Benfica esteve, esta semana, em destaque no New York Times, por ocasião dos jogos recentes da Liga dos Campeões. O jornal norte-americano decidiu traduzir o hino do clube português e do Apoel Nicosia, equipa cipriota que defrontou o Real Madrid. 
 
O objetivo do artigo, que salienta a forma como os adeptos mais fervorosos cantam estes hinos "a plenos pulmões", foi mostrar a importância dos cânticos durante as partidas de futebol. 
 
Para o fazer, a jornalista Jessica Weiss optou por colocar em evidência duas das equipas que, na última terça-feira, jogaram em casa - o Benfica, derrotado por 1-0 pelos ingleses do Chelsea, e o Apoel, que perdeu 0-3 com os espanhóis treinados por José Mourinho.
 
Ilustrada com uma grande imagem dos fãs benfiquistas, a notícia explica que a música "Ser Benfiquista", cujo refrão é traduzido pelo jornal, foi cantada pela primeira vez em Abril de 1953 num concerto destinado a angariar fundos para a construção do Estádio da Luz e reconhece as "origens humildes" do clube.
 
Além disso, esclarece a jornalista, a canção, "cantada no início de todos os jogos em casa e, por vezes, durante os encontros", tem o propósito de "mostrar que ser adepto do Benfica é muito mais do que ser um fã de futebol". 
 
O artigo cita ainda um benfiquista, Ricardo Costa, de 32 anos, que disse ao jornal norte-americano que "enquanto tudo foi dado de bandeja a alguns clubes, o Benfica teve de jogar em campos emprestados e os jogadores tomavam banho de água fria e vestiam equipamentos de má qualidade".
 
"Ainda assim, apesar de tudo isso, mantiveram-se firmes e provaram que o talento, a bravura e a união são tudo o que é preciso. É isso que é ser um benfiquista. Este é um clube que começou como o sonho de poucas pessoas humildes e hoje é a paixão de milhões por todo o mundo", concluiu o adepto.

Clique
AQUI para aceder ao artigo e ler a tradução do hino do Benfica para inglês.

in Boasnoticias - 29/03/2012

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bodysurf: Arquitecto português cria prancha de cortiça

A AHUA – surf within é uma marca lusa dedicada à criação, produção e venda de alaias (finas pranchas) para o surf, e pranchas de mão (ou handplanes) para o bodysurf .

Quando o monge beneditino francês Dom Pierre Pérignon abriu o precedente da cortiça como vedante para recipiente para vinhos espumosos, em 1680, com certeza não imaginou que este material, um dia, serviria para apanhar ondas. 


Mas aconteceu.

A AHUA dedica-se à criação, produção e venda de alaias (finas pranchas) para o surf, e pranchas de mão (ou handplanes) para o bodysurf. Pôs de lado a nobre rolha e ao mar salgado somou uma handplane de cortiça. Este material — cuja produção mundial é 55% lusa —, além de tornar o acessório inovador, é natural, leve, flutuante e “ecofriendly”. Através da união de “dois projectos de vida, o surf e a arquitectura”, Nuno Mesquita criou esta prancha e juntou-lhe uma fivela adaptável.

Este exclusivo AHUA, que “pela frescura do projecto” fez valer uma menção honrosa a Nuno Mesquita e Ana Correia no concurso nacional Poliempreende 8, foi lançado dia 21 de Março, junto com os restantes produtos que a marca assina.


O prémio ganho foi investido em ferramentas, matéria-prima, patentes e na criação de uma loja online. Trouxe também ao projecto “consistência e moral". "Pois é uma garantia que há outras pessoas que acreditam em nós”, confessou ao P3 o arquitecto, não tirando mérito à garagem do seu pai, cujas ferramentas são referências de uma vida, nem “às relações custo zero” que eliminaram barreiras.

Faltou algum poder financeiro para a empresa lançar-se no mercado. A solução: através de um site de crowdfunding, o Massivemov, apresentar o projecto e angariar donativos, para a encomenda das primeiras alaias e pranchas de mão, até ao dia da sua apresentação. Porquê assim? Porque “se enquadra nos valores AHUA e no modelo de negócio desenvolvido”, explica Ana Correia na apresentação do projecto.

Volta ao mundo na mochila de Luís Simões

Luís Simões não vai só na sua World Sketching Tour. Leva consigo um modelo personalizado desta handplane, desenhado pelo amigo Nuno, que se diz apaixonado pela ideia. ”Fazia todo o sentido oferecer-lhe uma prancha símbolo disso. Assim leva um pouco da nossa cultura com ele”, explicou.

O viajante falou sobre esta parceria: “Admiro a capacidade de, num momento difícil como o que se vive, virarem-se para os recursos portugueses”. Mas levar consigo esta handplane é, também, satisfazer um prazer pessoal. "É leve, pequena e dá-me liberdade. Assim defino o surf e a minha ligação com o mar. Por tudo isso e por me custar deixar em Lisboa a minha prancha, fazia sentido arranjar espaço para a levar nem que para isso tivesse que abdicar de não levar umas calças!”. Também assim chegará este produto 100% nacional aos quatro cantos do mundo, impulsionado pela força do empreendedorismo português.


in Público - 28/03/2012

Fundação Champalimaud eleita como o melhor sítio para trabalhar fora dos EUA

A Fundação Champalimaud ficou em primeiro lugar na lista dos melhores sítios para trabalhar fora dos Estados Unidos, seleccionada pela revista norte-americana The Scientist, que nos últimos de dez anos tem elaborado esta listagem.


Mais de 1.500 cientistas responderam ao inquérito deste ano, para a escolha dos melhores sítios para investigadores pós-doutorados trabalharem tanto nos EUA como fora. Os resultados deste ano serão publicados na edição em papel de Abril da The Scientist e no site da revista (www.the-scientist.com). A lista foi divulgada nesta quinta-feira, durante uma visita do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, à Fundação Champalimaud.

“Embora tenha menos de dois anos, o Centro Champalimaud para o Desconhecido lidera a nossa lista de melhores instituições para os pós-doutorados. O centro concentra-se na investigação em neurociências e cancro e ocupa um cenário pitoresco com vista para o rio Tejo, em Lisboa. Apoiado pela Fundação Champalimaud, a instituição está equipada com um núcleo de instalações invejáveis e um campus lindíssimo”, diz a revista.

Nos Estados Unidos, o ranking de 2012 é ocupado pelo Instituto de Investigação Biomédica Whitehead, em Cambridge, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. Fora dos Estados Unidos, a lista internacional dos primeiros cinco lugares, além da liderança da Fundação Champalimaud, é ocupada pelo Instituto de Biotecnologia Molecular e pelo Centro para Medicina Molecular, ambos em Viena (Áustria), pelo Instituto de Investigação Biomédica Friedrich Miescher, em Basileia (Suíça), e pelo Instituto de Investigação Biomédica da Novartis, da multinacional farmacêutica.

in Público - 29/03/2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

Filme com Jeremy Irons rodado em Portugal

Comboio Noturno para Lisboa" já começou a ser gravado em território nacional, com a realização do dinamarquês Bille August. Jeremy Irons é o protagonista num filme que retrata o período do salazarismo, e contracena com atores portugueses como Nicolau Breyner ou Beatriz Batarda.
 
Nas próximas semanas, a equipa de filmagens do filme vai-se deslocar pelas cidades de Lisboa, Caxias e Palmela, para depois seguir com as filmagens na Suíça.
 
Entre os cenários escolhidos está, por exemplo, o bar Le Marais, localizado no Bairro de Santa Catarina, em Lisboa, e que vai surgir, de acordo com o portal da comunidade LGBT dezanove,  "transformado em mercearia em algumas cenas do filme".
 
O filme, inspirado no romance do escritor suíço Pascal Mercier, resulta de uma coprodução cinematográfica entre Alemanha, Portugal e Suíça.
 
O enredo baseia-se na história de um professor de Latim suíço (interpretado por Jeremy Iron), que embarca numa viagem em direção a Lisboa, na década de 60, incitado pela leitura de um livro de Amadeu de Prado, escritor e médico português que se opôs ao regime ditatorial português.
 
Recorde-se que o realizador Bille August e Jeremy Irons já trabalharam juntos em Portugal, em 1993, na altura em que rodaram o filme "A Casa dos Espíritos".
 
Do elenco fazem parte outros nomes reconhecidos do cinema, tanto a nível nacional como internacional, como é o caso Christopher Lee, Mélanie Laurent, Bruno Ganz, Jack Huston, Charlotte Rampling, Nicolau Breyner, Adriano Luz, Beatriz Batarda, Filipe Vargas e Joaquim Leitão.
 
A obra cinematográfica, que vai estar em gravação nas próximas sete semanas e que tem estreia prevista para o início do próximo ano, conta com um orçamento na ordem dos oito milhões de euros.

Pode consultar o site oficial do filme
AQUI.
 
in Boasnoticias - 26/03/2012

Satélite europeu vai ter equipamento português

Investigadores de uma empresa portuguesa estão a desenvolver sistemas para os instrumentos científicos que seguram a bordo do Solar Orbiter. O satélite deverá ser lançado no espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 2017 e irá levar 33 sistemas de proteção térmica construídos pela portuguesa Active Space Technologies.

Investigadores da empresa portuguesa Active Space Technologies estão a desenvolver sistemas de proteção térmica para o satélite Solar Orbiter, de observação do Sol, que a Agência Espacial Europeia (ESA) pretende lançar no espaço em 2017.
 

O projeto começou a ser desenvolvido pela empresa portuguesa Active Space Technologies em 2012 e tem por meta o desenvolvimento de sistemas de proteção térmica para o satélite Solar Orbiter, de observação do Sol, que a 

Agência Espacial Europeia (ESA) pretende lançar no espaço em 2017.
O equipamento - que deverá ser entregue até ao final deste ano - reúne 33 sistemas de proteção térmica para os instrumentos científicos que vão a bordo do satélite. Os dispositivos terão de ser capazes de proteger os instrumentos científicos das altas temperaturas da radiação solar e, nalguns aspetos poderão ter semelhanças com os das máquinas fotográficas quanto aos mecanismos de automação e controlo de entrada de luz.

“Têm de providenciar duas grandes funcionalidades, que são as duas térmicas”, explicou Ricardo Patrício à Agência Lusa, aludindo à proteção térmica dos instrumentos, nas variações térmicas a que estão sujeitos e ao assegurar da funcionalidade para que por eles não passe luz.


Segundo o investigador, os sistemas terão também de ser fiáveis para assegurar a proteção quando for necessário utilizar os instrumentos científicos durante a missão espacial. “É um satélite que está sujeito a temperaturas ainda mais extremas que o BepiColombo, pois está ainda mais próximo do Sol”, observa o responsável técnico da empresa, e um dos dois fundadores.
 

A Active Space Technologies tem estado também envolvida no desenvolvimento de sistemas de proteção térmica para o BepiColombo, uma missão espacial a Mercúrio, que envolve a ESA e a agência espacial japonesa, prevista para 2013. Para além disso, a empresa criou um aerogel que irá proteger das muito baixas temperaturas os circuitos eletrónicos de equipamentos científicos do veículo de exploração a Marte, uma missão que a ESA tenciona lançar em 2016. Trata-se de uma espuma muito porosa, muito leve, com uma condutibilidade térmica muito baixa.

in "Mundo Português"



Alemanha: "Lisboa Bar " é conceito inovador e ganhador em Munique

O mais famoso Café Cocktails & Restaurante Português de Munique    " Lisboa Bar " é conceito inovador e ganhador.

Há quase 23 anos, José Carlos fixou-se na capital da Baviera e abriu um Bar e Restaurante cheio de motivos de Lisboa.

Alfacinha e amante da gastronomia, José Carlos passou pela escola hoteleira na Suiça e apostou na cidade da BMW e da Cerveja(s).

Foi um sucesso e um êxito comercial, que é elogiado pelos maiores empresários e importadores portugueses.

E o sucesso tem-se consolidado.


O Restaurante Lisboa acaba de vencer o 1° lugar no Concurso de Gastronomia de Munique, na classe de Cozinha Mediterrânica. O que é um titulo muito importante por causa da alta categoria da generalidade da restauração de Munique, cidade-metropole que rivaliza com Berlim e Hamburgo na disputa pelo primeiro plano, a nivel alemão e europeu.

Em declarações ao nosso jornal, José Carlos Fonseca realçou-nos o valor do prémio, que o faz apostar cada vez mais na qualidade da oferta e selecção." Somos o único restaurante português aqui, em Munique. Atingimos um escalão de alto nível. Assumimos as nossas responsabilidades e não temos medo do futuro ", frisou-nos.

O gastrónomo continua a apostar nas Provas de Vinhos Portugueses e elenca dois grandes eventos para esta Primavera.

A 28 de Abril, a Noite Cultural, terá como cartaz maior o grupo " Origem Tradicional ", de Lisboa, que por certo irá deslumbrar os muniquenses e forasteiros.

A 9 de Junho, o jogo do Campeonato Europeu de Futebol, o Alemanha/Portugal, mobilizará um dispositivo de enormes proporções para que os clientes e convidados disfrutem de todo o conforto para assistirem ao prélio inaugural em écran-gigante e plasmas estratégicamente colocados no vasto recinto do restaurante-bar.

in "Povo de Portugal - Jornal" V. Faro, correspondente no Sul da Alemanha

Amoras portuguesas são melhores para a saúde

As amoras silvestres de Portugal trazem mais benefícios para a saúde do que as amoras comerciais, sobretudo ao nível da proteção neurológica. Esta informação está demonstrada num artigo científico publicado por uma equipa internacional da qual fazem parte investigadores portugueses.
 
O estudo consistiu na comparação de exemplares das espécies Rubus brigantinus e Rubus vagabundus, recolhidos na zona de Bragança, com uma variedade de amoras comercial. Foi feita uma caracterização química antes e depois da digestão 'in vitro' das amostras e avaliado o seu nível de proteção neurológica.
 
Já tinha sido provado cientificamente que a ingestão deste tipo de fruto - designados como frutos dos bosques ou frutos vermelhos - atenua processos de degeneração cerebral, graças aos benefícios ligados à presença de polifenóis - antioxidantes naturais.
 
No entanto, o resultado deste estudo demonstrou que existem "diferenças quantitativas na composição dos polifenóis" de cada variedade, diferenças essas que podem ser responsáveis pelas diferentes respostas à neurodegeneração do modelo celular utilizado.

A investigação comprovou que as amoras comerciais não tiveram praticamente efeitos benéficos a este nível, ao contrário do que aconteceu com as espécies selvagens.
 
Foi ainda verificada a modulação dos níveis de glutatiões (antioxidantes) e a ativação de caspases (enzima que modera as inflamações) durante o tratamento com as amoras silvestres portuguesas.
 
O estudo foi resultado de um trabalho conjunto do laboratório da Biologia da Doença e do Stress do ITQB/IBET, da Universidade Nova de Lisboa, com o James Hutton Institute, no Reino Unido.
 
Pode consultar o artigo publicado no European Journal of Nutrition AQUI.

in Boasnoticias - 26/03/2012

Râguebi: Portugueses somam vitórias em Hong Kong

A Seleção Portuguesa de Râguebi de sete fechou com chave de ouro o Grupo F do torneio de Hong Kong, sexta etapa do circuito mundial de "sevens". Os "Lobos" alcançaram o primeiro lugar do grupo, somando apenas vitórias durante toda a prova.
 
Após um início tranquilo com uma vitória expressiva por 19-0 sobre a Guiana, os portugueses derrotaram o Japão por 26-22 e terminaram hoje a participação no torneio com nova vitória sobre a Russia, desta feita por 17-10.
 
Portugal vai agora esperar pelo emparelhamento dos quartos-de-final para manter o objetivo de conquistar uma das três vagas em aberto para o circuito principal da próxima época.

Nos dias 31 de Março e 1 de Abril, os "Lobos" participam na etapa de Tóquio, no Japão.
in Boasnoticias - 24/03/2012


domingo, 25 de março de 2012

Carminho nos tops de Espanha, Finlândia e Suécia

Carminho não pára de conquistar admiradores um pouco por toda a Europa. Depois de ter visto o seu mais recente disco chegar ao quinto lugar do top de vendas do iTunes em Espanha, a fadista chega agora aos tops de vendas de álbuns no país vizinho e também na Suécia e na Finlândia.
 
A página oficial do Facebook da artista adianta que, esta semana, o álbum "Alma", editado em simultâneo em Portugal e nestes três países, se encontra no 21º lugar do top de vendas espanhol e entrou, logo após a edição, para o 27º lugar na Finlândia e para o 32º na Suécia. A mesma fonte descreve ainda esta ascensão como "um feito para a artista e para a música portuguesa".
 
O novo trabalho, editado a 5 de Março sucede ao anterior "Fado" e reúne 15 músicas, entre temas originais e versões de artistas como Amália Rodrigues, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. "Alma" conta também com dois temas de Vitorino e Vasco Graça Moura, sendo a produção do disco assinada por Diogo Clemente.
in Boasnoticias - 23/03/2012


Hainan: Ilha chinesa vai ter licenciatura em Português

A língua portuguesa continua a chegar aos quatro cantos do mundo. Desta vez, através de uma licenciatura em Português que será ministrada na ilha chinesa de Hainan graças a uma ação conjunta do Centro de Cooperação Internacional em Educação (CICE), da Associação de Macau-Hainan para a Promoção Económica e Cultural e do Instituto Politécnico de Leiria.
 
A licenciatura em Português contemplará quatro anos de estudo. Os três primeiros, para estudo da "Língua e Cultura Portuguesas" terão lugar em Hainan e o quarto e último ano vai realizar-se em Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), podendo os alunos optar por duas vias de especialização: "Gestão Turística e Hoteleira" ou "Tradução e Interpretação Português/Chinês e Chinês/Português".
 
Segundo o CICE, o curso deverá começar no próximo ano letivo, com início em Setembro, na Faculdade de Línguas Estrangeiras de Hainan. Até ao final de Abril está a decorrer o processo de candidaturas e o recrutamento de docentes, muitos deles da China e alguns do IPL.
 
A agência Lusa adianta que o projeto conjunto foi agilizado na semana passada, depois de uma delegação do IPL se ter deslocado a Hainan e ter assinado protocolos de cooperação para a implementação de programas partilhados de ensino superior luso-chinês com o CICE, a HFLCPD e a Universidade de Hainan.
 
Desta visita resultou também um intercâmbio de docentes portugueses do IPL "para o ensino da língua portuguesa na Universidade de Hainan e a troca de especialistas para efeitos de investigação e partilha de conhecimentos no âmbito do turismo", informou o CICE, citado pela Lusa.
 
As licenciaturas em português na China mais do que quintuplicaram nos últimos dez anos, passando de duas para catorze sendo que, se forem contabilizados os cursos privados, o número ultrapassará os vinte.
 
in Boasnoticias - 25/03/2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Homens lisboetas entre os mais bonitos do mundo

Os homens portugueses estão entre os mais bonitos do mundo de acordo com a revista Travelers Digest. Uma lista publicada este mês coloca Lisboa no top das cidades com homens mais bem-parecidos, estatuto que partilha com Buenos Aires, Amesterdão, Nova Iorque e Estocolmo, a grande vencedora. 
 
"Os portugueses tendem a ser cosmpolitas e bem-educados", avalia a Travelers Digest, que acrescenta que, em Lisboa, os "cavalheiros altos, carismáticos e atléticos poderão causar surpresa com o seu firme conhecimento não só da própria cultura, como da de outras nações". 
 
Segundo a revista, um homem lisboeta - ou qualquer português - apreciaria, certamente, um espetáculo de fado num dos muitos bares do Bairro Alto ou um passeio nostálgico por Alfama, "uma das partes mais prazerosamente preservadas da cidade".

Em qualquer dos casos, conclui a publicação, estes "sedutores latinos serão capazes de fazer os pés dos pares românticos levantarem do chão".
 
As cidades da Europa dominam a lista, que conta apenas com duas metrópoles de outros continentes - Buenos Aires, capital argentina, e Nova Iorque, nos EUA. Os mais belos homens são, no entanto, os nórdicos de Estocolmo, descritos como "incompreendidos".
 
Para a Travelers Digest, os suecos são, erradamente, alvos de um estereótipo que os carateriza como homens frios, distantes e solitários. Porém, embora a aproximação amorosa possa ser difícil, defende a revista, quando esta se concretiza a recompensa é um homem fiel para a vida inteira. 
 
Clique AQUI para conhecer o "top" das cinco cidades com os homens mais bonitos do mundo (em inglês).
 
in Boasnoticias - 23/03/2012

DIA 25, DOMINGO, MUDA A HORA!!

HORA DE INVERNO E VERÃO PARA 2012


Portugal continental
Em conformidade com a legislação, a hora legal em Portugal continental:
será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de Outubro.

 

Região Autónoma da Madeira


Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma da Madeira:
será adiantada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Março e atrasada de 60 minutos às 2 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de Outubro.

 

Região Autónoma dos Açores

Em conformidade com a legislação, a hora legal na Região Autónoma dos Açores:
será adiantada de 60 minutos às 0 horas de tempo legal (1 hora UTC) do dia 25 de Março e atrasada de 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) do dia 28 de Outubro.


Nos anos de 2012 a 2016, inclusive, o início e o termo do período da hora de Verão são fixados, respectivamente, nas datas seguintes, à 1 hora da manhã, tempo universal:

    2012: domingo 25 de Março e domingo 28 de Outubro,
    2013: domingo 31 de Março e domingo 27 de Outubro,
    2014: domingo 30 de Março e domingo 26 de Outubro,
    2015: domingo 29 de Março e domingo 25 de Outubro,
    2016: domingo 27 de Março e domingo 30 de Outubro.




quinta-feira, 22 de março de 2012

Portuguesa comprova teoria sobre o bipedismo

A antropóloga portuguesa Susana Carvalho estudou os chimpanzés da Guiné Conacri e conseguiu comprovar a teoria que admitia que a espécie se tornou bípede devido à necessidade de transporte de alimentos raros. A descoberta representa um avanço na compreensão da postura ereta do ser humano.
 
"É um passo em frente na compreensão de uma das nossas características únicas", declarou à agência Lusa a antropóloga Eugénia Cunha, orientadora no doutoramento de Susana Carvalho, que segunda-feira passada prestou provas com sucesso na Universidade de Cambridge. 
 
Esta teoria sobre o bipedismo é uma das conclusões a que a investigadora chega na sua tese sobre "arqueologia dos primatas", e resulta de um trabalho de campo na Guiné Conacri, confirmando uma teoria de 1961, até agora não validada por observações de primatas. 
 
Tal artigo científico – explica a professora da Universidade de Coimbra - "vem dar razão" àquela teoria científica, de que "o bipedismo é uma estratégia muito benéfica no sentido de carregar alimentos pouco disponíveis", que "eram muito raros e preciosos". 
 
 A possibilidade de poder transportar o máximo de uma só vez, nos membros superiores, "terá sido uma fortíssima pressão evolutiva, seletiva, que levou efetivamente à evolução do bipedismo", concluiu. 

Pesquisa juntou investigadores de vários países

 
"Susana Carvalho é das investigadoras a nível mundial com mais experiência de campo em chimpanzés", acrescentou Eugénia Cunha, frisando que tal trabalho é objeto de um artigo científico ontem publicado em Inglaterra, do qual a investidora portuguesa é a principal autora. O trabalho juntou ainda colegas britânicos, dos EUA e do Japão. 

in Boasnoticias - 22/03/2012

quarta-feira, 21 de março de 2012

Portugueses criam novo sistema de navegação online

E se pudesse organizar todos os seus conteúdos multimédia com eficácia e fazer pesquisas personalizadas, na internet, com base naquilo que outras pessoas interessadas no mesmo assunto arquivam, evitando algumas sugestões inúteis dos motores de busca convencionais? O Bundlr pode ser a resposta.

Filipe Batista e Sérgio Santos concretizaram este "sonho" dos internautas criando o Bundlr: uma mistura de rede social e motor de pesquisa que já conta com 10 mil utilizadores em todo o mundo. A ideia é facilitar a "circulação" neste mundo cada vez mais congestionado e carregado de informação que é o ciberespaço.

Os dois portugueses começaram a desenvolver o conceito quando, em Junho de 2010, saíram de uma "boa conferência" e não conseguiram, de uma forma simples, aceder e reunir a toda a informação -  "fotos, vídeos e reportagens" - que já tinha sido partilhada e publicada online sobre o evento.
"Foi daí que surgiu o conceito do Bundlr", explica, ao Boas Notícias, Filipe Batista, argumentando que "não existia nenhuma ferramenta para facilmente selecionar e organizar conteúdo online".

Pastas Bundlr agregam todo o tipo de conteúdos


O engenheiro informático assegura que a ferramenta "tem uma grande potencialidade do ponto de vista de organização de qualquer tipo de conteúdo" - sejam "vídeos, fotos, podcasts ou tweets" - em pastas, conhecidas na web como "bundles". A partir daqui, refere, "qualquer pessoa pode pesquisar ou seguir bundles com temas que ache interessantes".
À equipa juntou-se entretanto o programador Pedro Gaspar e, neste momento, a plataforma já é utilizada por 10 mil pessoas, desde "jornalistas e bloggers" a "professores e alunos", passando por pessoas que trabalham "em áreas criativas" e "que precisam de organizar as suas fontes de inspiração".
Dos utilizadores do Bundlr, apenas um em cada quatro são portugueses, uma grande fatia é de nacionalidade norte-americana mas a grande maioria "encontra-se dispersa pelo mundo", salienta o co-fundador da rede social.

Bundlr concorre com o Google Bookmarks e o Tumblr
 
A evolução da plataforma tem vindo a confirmar a sua potencialidade, ainda que o Bundlr encontre concorrência forte em plataformas como o Google Bookmarks ou o Tumblr. "Por vezes é-nos dito que temos uma ferramenta mais simples e mais fácil de usar que outras semelhantes", revela Filipe Batista.
Entre as características que distinguem o Bundlr das outras redes sociais, o português destaca ainda a possibilidade de fazer clipping de "diversos tipos de conteúdo e não só imagens ou vídeos" e o facto de ser dado "grande ênfase à colaboração dentro de bundles".
Nos últimos 16 meses, os três jovens têm estado inteiramente focados no projeto, no qual investiram uma grande parte do seu tempo esperando que, "dentro de três anos", o Bundlr se torne "uma plataforma de pesquisa e descoberta de conteúdos altamente relevante".
Para os próximos tempos, as prioridades são "lançar uma zona de exploração de todo o conteúdo que está dentro do Bundlr, agregado por categorias", e tornar a "visualização dos bundles mais agradável e prática".


in Boasnoticias  - 21/03/2012

Cientista da Universidade de Coimbra descobre partícula mais leve de sempre

Um físico teórico da Universidade de Coimbra, Eef van Beveren, diz ter identificado o bosão mais leve de sempre, uma partícula subatómica que resulta das interações nucleares que, segundo o ivestigador holandês, terá implicações de longo alcance.

«Ninguém estava à espera de uma descoberta destas», diz Eef van Beveren citado pelo Público, descrevendo esta nova partícula E(38) como uma «bolha de sabão», que é 25 vezes mais leve do que um protão e três vezes mais leve que um pião (a mais leve partícula que participa nas interações nucleares).

«A descoberta da E(38) constitui uma surpresa completa para a comunidade científica, porque se trata de uma partícula muito especial e mais leve do que quaisquer outras partículas com (anti)quarks. Descobertas destas só há uma vez por século!», acrescenta o físico, considerando que esta descoberta terá implicações não apenas para física hadrónica (física das partículas que estuda as interacções fortes), mas também para física das altas energias e cosmologia.

O físico reconhece que é necessário realizar mais estudos para avaliar as propriedades e armazenamento do novo bosão, mas não hesita em anunciar a capacidade desta partícula, calculando que «um miligrama desta matéria dará para um megawatt durante um ano».

in A Bola - 21/03/2012

Ricardo Araújo Pereira no programa do Jô Soares

Ricardo Araújo Pereira esteve esta segunda-feira num dos programas mais vistos na TV brasileira, o talk-show de Jô Soares. Durante a entrevista, o Gato Fedorento arrancou várias gargalhadas ao público brasileiro.

O humorista português começou por brincar com alguns clichés culturais, garantindo que se chama apenas Ricardo Araújo Pereira e que não tem “Manuel” nem “Joaquim” no nome.


Durante os cerca de 20 minutos da entrevista, o humorista português recebeu um livro oferecido por Jô Soares e ofereceu em troca o seu livro de crónicas, comentou alguns momentos da série “Gato Fedorento” e exibiu a sua técnica especial para comer pudins flan (e comeu três de uma só dentada!).


Ricardo Araújo Pereira está no Brasil para participar no festival Risadaria 2012, um evento que decorre em São Paulo de 22 a 25 de Março.


in Boasnoticias - 20/03/2012

terça-feira, 20 de março de 2012

O melhor vinho do mundo é português

O vinho Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003 é o melhor vinho do mundo. Quem o diz é Luca Gardini, considerado um dos melhores enólogos a nível internacional, que durante 15 anos analisou cerca de 8.000 vinhos para selecionar os 3.000 melhores.

A sua seleção foi agora publicada na“Enciclopedia del vino”, obra editada em Itália onde constam vinhos tão famosos como o Chateau Margaux ou o champanhe Dom Perignon. Mas foi o vinho da Quinta do Noval (Douro) que seduziu Luca Gardini ao ponto de o colocar no primeiro lugar da seleção.

As vinhas que dão origem ao Vintage Nacional são centenárias, pois resistiram à filoxera, um inseto que no final do século XVIII dizimou as vinhas nas encostas do Douro, nunca precisando de sofrer enxertos de vinhas estrangeiras, preservando a 100% a sua identidade.

Segundo o site oficial da casa que produz o vinho, o Vintage Nacional “é vinificado da mesma forma que as restantes uvas da vinha da Quinta do Noval, com pisa a pé em lagar de pedra", mas o “Vintage Nacional é o que é por causa das uvas e da sua parcela de origem, não por causa de um processo especial de vinificação”.

Dada a sua produção extremamente reduzida - entre 200 e 250 caixas em cada ano de declaração - a garrafa de Vintage Nacional que chega ao mercado é vendida a um preço muito elevado, entre os 500 e os 1000 euros.
 
A “Enciclopedia del vino”, que o prestigiado enólogo italiano elaborou com os jornalistas Andrea Grignaffini e Marco Pozzali, foi recentemente publicada em Itália e, além da seleção dos melhores vinhos, inclui informação sobre a história do vinho, o processo de fabrico, as castas e dicas sobre provas de vinho.

Clique AQUI para saber mais sobre este vinho no site oficial da Quinta do Noval.

in Boasnoticias - 20/03/2012

Liga dos Campeões: Estádio da Luz recebe final em 2014

O Estádio da Luz vai receber a final da Liga dos Campeões de futebol em 2014, anunciou hoje o Comité Executivo da UEFA, reunido em Istambul.

O Estádio da Luz, com capacidade para 65.000 espetadores, vai receber a segunda grande final desde a sua construção, depois da final do Euro2004.

A final deste ano será na Arena de Munique, a 19 de maio, enquanto a de 2013 será disputado no Estádio de Wembley, em Londres.

in TSF - 20/03/2012

Exportações lusas crescem 10,9% em Janeiro

As exportações portuguesas cresceram 10,9 por cento e as importações caíram 7 por cento, no trimestre terminado em Janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado (Novembro de 2010 a Janeiro de 2011).

Segundo dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), depois de uma quebra em Dezembro, as exportações retomaram um crescimento acima dos dois dígitos em Janeiro.

Em Dezembro, as exportações tinham registado um crescimento homólogo de 4,4 por cento; em janeiro, a taxa de variação homóloga atingiu os 13,1 por cento.

Este crescimento foi especialmente forte nas vendas para países fora da Europa, que aumentaram 37,9 por cento relativamente ao mesmo mês do ano anterior, embora tenham caído 2,3 por cento em relação a dezembro.

in Boasnoticias - 17/03/2012

Novo atlas da flora portuguesa online

Flora-On é um portal que agrega informação "fotográfica, geográfica, morfológica ou ecológica" sobre as plantas autóctones ou naturalizadas em solo português. O projeto, lançado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, conta com o trabalho voluntário de vários cientistas e apela à participação do público.

O portal está organizado por ordens, famílias e géneros, e é rico em imagens associadas, facilitando a procura e identificação de plantas vasculares (plantas com vasos de transporte de água e seiva) presentes no território nacional.

A partir do momento em que escolhe determinada espécie, o utilizador pode ter acesso à descrição das suas características essenciais, a uma análise comparativa com outras plantas, e à localização no mapa de Portugal do exemplar em questão. O site não contempla, no entanto, plantas introduzidas no país para cultivo ou ornamentação.

As pesquisas podem ainda ser feitas a partir de uma ferramenta de identificação interativa, através das características diferenciadas de qualquer planta.

O projeto, lançado há cerca de um mês, está a ser desenvolvido "com base no trabalho voluntário de vários botânicos e investigadores" e, de acordo com a Sociedade Portuguesa de Botânica, está destinado ao "público especializado e não especializado", facultando-lhe acesso gratuito à informação científica sobre as plantas do solo continental, açoriano e madeirense (embora nos dois últimos casos, as secções ainda estejam em atualização).

Para aceder ao portal Flora-On clique AQUI.

in Boasnoticias - 20/03/2012

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tecnologia portuguesa vai integrar aviões da Airbus

A Active Space Technologies nasceu em 2004 fruto do desejo de dois colegas em aplicar aquilo que aprenderam num estágio na Agência Espacial Europeia. Desde então, Ricardo Patrício e Bruno Carvalho já desenvolveram inúmeros projetos, um dos quais vai agora ser incorporado em aviões da Airbus.
Os sistemas Greenwake e Delicat, desenvolvidos numa parceria entre várias empresas, têm duas funções essenciais, explica ao Boas Notícias o CEO da Active Space Technologies, Ricardo Patrício: por um lado, permitem "reduzir os tempos de descolagem dos aviões" e, por outro, "diminuir a turbulência" sentida pelos passageiros e tripulação, aumentando assim a segurança.
Sediada em Coimbra, a empresa ficou, de acordo com o engenheiro português, responsável "por todo o desenvolvimento mecânico destes sistemas" incluídos num projeto que tem a fabricante de aviões Airbus como parceira. O projeto já está na fase final e os testes vão começar, em breve, no aeroporto de Charleroi, na Bélgica.

Sistema pode ajudar a diminuir a sobrelotação aeroportuária
 
"Se estivermos a trabalhar na plataforma do aeroporto", explica Ricardo Patrício, "podemos determinar se existem ou não vórtices, ou seja, turbulência em cima da pista" - deixada após a descolagem de um avião - e, dessa forma, "minimizar os tempos entre descolagens de aviões". Este avanço pode ser importante no caso de "plataformas aeroportuárias muito sobrelotadas", como é o caso do aeroporto da Portela.
Outra funcionalidade importante é a de instalação de tecnologias no próprio avião, que permitem detetar "desde 100 metros até vários quilómetros de distância", se "há turbulência ou não", adianta. Se a turbulência for a longa distância, o avião consegue desviar-se, caso esteja mais próxima, a sua deteção permite "atuar nas próprias superfícies ativas das asas do avião", aumentando a segurança do voo, acrescenta Ricardo Patrício.
A Active Space Technologies começou a trabalhar neste projeto em 2008, com vários parceiros europeus, onde se incluía a Agência Espacial Alemã, a universidade belga de Leuven e a Airbus enquanto utilizador do equipamento.

Active Space Technologies à volta do Sol
 
O facto de "aliar duas ou três competências complementares", especializando-se quer na engenharia mecânica quer na eletrónica, para o desenvolvimento de produtos completos, é parte do segredo do sucesso da Active Space Technologies, defende Ricardo Patrício.

Um sucesso que se mede facilmente através das receitas da empresa - das quais mais de 90% provêm de clientes europeus: a Active Space Technologies encerrou 2011 com 400 mil euros de lucro.


Entre os vários projetos que estão a ser desenvolvidos, o fundador da empresa destaca a participação numa missão da Agência Espacial Europeia, a "Solar Orbit", para a qual desenvolveram a tecnologia de "um satélite que vai orbitar o sol".
 
Como gostam "de desafios tecnológicos diferentes do habitual", os engenheiros da Active Space Technologies propuseram-se a impedir "que os principais instrumentos óticos do satélite recebam uma carga térmica tão grande que degrade a sua performance" e o "seu tempo de vida útil".
O protótipo para o satélite que vai fazer um estudo científico do Sol e, logo, submeter-se a elevadas temperaturas, já foi validado e a empresa portuguesa foi agora contratada para "fornecer 33 sistemas idênticos", adianta Rui Patrício.

in Boasnoticias - 19/03/2012

Estilo de pai democrático é o mais frequente, diz Daniel Sampaio

Apesar de entender que este é o estilo de pai mais frequente, o psiquiatra Daniel Sampaio nota que cada vez mais defendem o regresso ao estilo autoritário.

O psiquiatra Daniel Sampaio considera que existem três tipos essenciais de pais, sendo que o estilo do pai democrático é o mais frequente.

De acordo com este especialista, o pai democrático é aquele que «privilegia o diálogo e a negociação, ou seja, os país honram a opinião dos filhos e estão atentos às suas necessidades de acordo com a época da sua vida».

«Mas não têm receio em definir limites e fronteiras e em dizer que não em muitas situações», acrescentou Daniel Sampaio, que entende que este estilo contraste com o estilo autoritário, que «do passado, em que predomina o castigo físico».

Para Daniel Sampaio, neste estilo «há muito pouco atenção às necessidades das crianças e há uma exigência muito grande», um estilo que vai começando a renascer.

«Há uma voga que é preciso voltar aos castigos nas escolas e em casa, porque há um défice de autoridade dos pais atuais. Mas a autoridade não pode ser baseada na repressão e no castigo físico, porque as crianças e os adolescentes já não aceitam isso», lembrou.

Na opinião de Daniel Sampaio, «temos de recuperar uma autoridade que é baseada no diálogo e na negociação, mas também na definição de regras claras».

Um terceiro estilo é o permissivo, onde a «exigência é mínima, muitas vezes há um afeto exagerado e não há qualquer definição de regras, portanto as crianças podem fazer tudo».

«Com estudos longitudinais desde a infância, adolescência e idade adulta, a investigação tem demonstrado que os filhos que são educados no estilo democrático têm maior sucesso na sua autonomia», concluiu Daniel Sampaio.

in TSF - 19/03/2012

domingo, 18 de março de 2012

Desempregados com entradas grátis em museus e descontos nos teatros

A partir de dia 27 de março os desempregados têm entradas grátis nos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Governo, podendo ainda passar a usufruir de descontos nos teatros nacionais, segundo revelou, este sábado, a Secretaria de Estado da Cultura.

Esta medida pretende que as pessoas que têm hábitos culturais não vejam «o seu acesso à cultura limitado por se encontrarem numa situação de desemprego», revela uma nota divulgada pela secretaria de Estado da Cultura.

Assim sendo, a partir de 27 de março, Dia Mundial do Teatro, os desempregados passam a entrar gratuitamente nos museus, monumentos e palácios tutelados pela Secretaria de Estado da Cultura e passam a ter descontos nos Teatros Nacionais, Cinemateca e Companhia Nacional de Bailado (CNB), limitados a um número máximo por sessão definido pelos organismos.

Todas as pessoas desempregadas podem ter acesso desde que apresentem um comprovativo de inscrição no Instituto de Emprego e Formação Profissional ou qualquer outro documento emitido pela Segurança Social que comprove a situação.


in A Bola - 17/03/2012

Doenças genéticas valem prémio

Interessou-se pela Medicina cedo "pela curiosidade científica aliada à possibilidade de ajudar os outros de uma forma muito directa".

Duas características que têm marcado a, ainda breve, carreira de Sofia Duarte de forma determinante e que lhe valeram o Prémio Internacional ‘Eminent Scientist of the Year 2012’ na área de Ciência e Medicina, pelo seu trabalho em Neurologia Médica-Neuropediatria.

Quando decidiu seguir Medicina, Sofia estava determinada em trabalhar numa Organização Não Governamental (ONG) noutro país e, assim, quando terminou o curso foi fazer um estágio em Moçambique.
"O estágio foi determinante para perceber que a formação dos profissionais locais seria a forma mais útil para modificar a situação nos países em vias de desenvolvimento", conta a médica do Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital D. Estefânia que está actualmente integrada no Programa Gulbenkian de Formação Médica Avançada. 

"Acabei por encontrar a minha verdadeira área de interesse quando trabalhei num Serviço de Neuropediatra em Barcelona e percebi que a Neurologia Pediátrica, pelo desafio científico associado à complexidade de lidar com estas crianças e respectivas famílias, seria o meu caminho", adianta a investigadora.
Sofia Duarte trabalha com "doenças genéticas raras que afectam o normal desenvolvimento do cérebro e conduzem a alterações cognitivas, epilepsia, autismo e outras manifestações" e explica: "para estudo destas doenças, desenvolvemos um método de detecção de proteínas sinápticas no líquido cefalorraquidiano, que é o líquido que reveste o cérebro e medula". A sinapse é a unidade de comunicação entre os neurónios.
Para a jovem investigadora, o prémio é uma forma de "distinguir o trabalho já desenvolvido e incentivar a sua continuação" que, por partir de uma organização internacional e independente pode "facilitar a obtenção de apoio para futuros estudos".
A terminar a parte curricular do Programa Gulbenkian de Formação Médica Avançada, Sofia Duarte espera dedicar os próximos três anos ao estudo das epilepsias do primeiro ano de vida.

TRABALHO

O trabalho distinguido - ‘Dominant and recessive RYR1 mutations in adults with core lesions and mild muscle symptoms’ - foi realizado através de uma colaboração entre o Serviço de Neuropediatria do CHLC, o Laboratório de Neuropatologia do Hospital de Santa Maria e a Unidade de Genética Molecular do Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães.

MÉTODO

O método usado no estudo pode permitir melhorar o diagnóstico das doenças relacionadas com perturbações da neurotransmissão e ajudar os cientistas na procura de diferenças moleculares entre as crianças doentes e as saudáveis. "No fundo estudamos o desenvolvimento normal do cérebro e a forma como algumas doenças interferem com esse desenvolvimento", explica.

in Correio da Manhã - 16/03/2012