A
portuguesa Sandra Correia, 40 anos, presidente executiva da empresa
algarvia de cortiça Pelcor, venceu o Troféu de Melhor Empresária da
Europa 2011, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das
Mulheres Empresárias.
"Este prémio abre novas portas
para a Pelcor e para a cortiça e é um caso de motivação e orgulho para
Portugal", declarou a empresária algarvia, criadora da marca Pelcor e
que aproveitou a fábrica de rolhas de cortiça do pai para se lançar no
mundo da moda e do design.
A entrega do troféu a Sandra Correia
foi realizada, segunda-feira, em França, por Alain Juppé, ministro dos
Negócios Estrangeiros francês, e por Elisabeth Morin Chartier, vice
presidente da Comissão Europeia dos Direitos das Mulheres e Igualdade de
Género.
A marca Pelcor, além de estar no mercado das rolhas de
cortiça para os mais finos champanhes, licores e vinhos do mundo,
distingue-se actualmente pelos produtos de design luxuosos concebidos a
partir da casca de sobreiro, onde os chapéus de chuva de cortiça são o
artigo mais original que oferecem.
A marca produz também bolsas
de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas a tiracolo, sacos de
compras, bolsas para moedas, carteiras para homem e até já criou uma
linha exclusiva composta por mala, malote, carteira e porta óculos para a
cantora Madona, quando a artista esteve em Portugal em 2008.
Alguns
desses objectos de 'design' feitos em cortiça estão à venda no Museu de
Arte Moderna (MOMA) de Nova Iorque, um dos mais conceituados do mundo.
O negócio corticeiro da
família Correia começou em 1935, no centro do Algarve, região
considerada o berço da melhor cortiça do mundo.
A Pelcor tem tido
um volume de negócios em ascensão, onde, por exemplo, em 2007 superou o
meio milhão de euros em 2006, e está a apostar no mercado do Médio
Oriente, designadamente Dubai ou Emirados Árabes.
in JN - 2011-11-22
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