sábado, 30 de junho de 2012

Árbitro português vai apitar final do Euro 2012

A final do Euro 2012 de futebol vai ser arbitrada por um português. Pedro Proença foi nomeado pela UEFA para dirigir o jogo de domingo entre Espanha e Itália, que terá lugar no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.
 
Normalmente, a entidade máxima do futebol europeu retira de prova os árbitros dos países que se apuram para as meias-finais do torneio, mas tal não aconteceu com Proença e com o italiano Nicola Rizzoli. Este último ficou, porém, de fora da final, depois de a Itália se ter apurado para a derradeira partida da prova.
 
Pelo contrário, como Portugal foi afastado pela Espanha, no desempate por grandes penalidades (4-2), o português voltou às opções da UEFA, a par do inglês Howard Webb, quarto árbitro no jogo desta quinta-feira entre Itália e Alemanha (2-1).
 
A escolha final acabou por recair sobre Pedro Proença, que assim será o juiz do encontro mais aguardado do Europeu. Este vai ser o quarto jogo arbitrado pelo português neste campeonato, depois de ter dirigido outros três durante a fase final, o último dos quais entre a Itália e a Inglaterra.
 
A época atual tem sido muito positiva para Pedro Proença, sendo já considerada a melhor desde que recebeu as insígnias da FIFA, em 1993. Até ao momento, o ponto mais alto da carreira do árbitro terá sido a final da Liga dos Campeões entre Chelsea e Bayern de Munique, que terminou com a vitória dos ingleses nos "penalties". 

in Boasnotícias - 29/06/2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Portugueses criam gomas que fazem bem à saúde

Dois portugueses criaram uma alternativa muito doce para quem quer continuar a sucumbir à gulodice sem deixar de preocupar-se com a saúde. Além de satisfazerem os mais gulosos, as gomas saudáveis Nutrally, desenvolvidas por Silvino Henriques e Filipa Rocha nos laboratórios da incubadora de empresas da Universidade Católica do Porto (UCP), trazem até benefícios ao organismo de quem as consome.

por CATARINA FERREIRA
 
Foi há cerca de um ano atrás que Silvino e Filipa, ainda a estudar na Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da UCP, decidiram apostar num novo produto alimentar depois de uma investigação académica sobre alimentos funcionais. Restava apenas saber que produto seria e a escolha acabou por recair... nas gomas.
 
"Desde o primeiro momento que as gomas nos pareceram um alimento 'simpático' pela sua portabilidade e pelas associações positivas nos consumidores, fatores que as tornam capazes de responder às exigências da vida moderna e atual", conta Filipa Rocha em entrevista ao Boas Notícias.
 
Mas, afinal, como conseguiram os dois investigadores transformar as gomas - compostas maioritariamente por açúcar - num produto bom para a saúde?

"Reformulámos as gomas convencionais, que têm cerca de 80% de açúcar na sua composição, com ingredientes substitutos não calóricos", essencialmente "adoçantes naturais" e "gelificantes vegetais", explica.
 
Em complemento, a marca criada por Silvino e Filipa tem apostado numa abordagem ao produto "um pouco diferente do habitual" em termos de sabor, forma e cor, para "marcar a diferença" e dar às gomas Nutrally um caráter ainda mais inovador.
 
Como é natural, graças aos ingredientes que as constitutem, estas gomas apresentam vantagens face às convencionais "cujo objetivo principal é somente recreativo", considera Filipa. "A ideia subjacente ao nosso produto é a de aumentar o valor nutricional das gomas, para promover a saúde e o bem-estar", salienta.
 
Com efeito, a start-up dos dois investigadores está já a "desenvolver formulações com propriedades acrescidas" trazendo gomas que são, por exemplo, ricas "em fibras, vitaminas e minerais".

Um negócio para levar além-fronteiras
 
A principal dificuldade com que se têm deparado é, provavelmente, o processo de produção destas gomas, "um pouco mais complexo do que o padronizado neste tipo de alimentos, uma vez que implica equipamentos especializados que garantem a não destruição de ingredientes ativos durante o fabrico, a sua manutenção e qualidade técnica no produto final".
 
Em consequência, Filipa e Silvino estimam que "cem gramas de gomas poderão custar entre cinco a sete euros", um preço mais elevado motivado por um melhor perfil nutricional, o que lhes dá "um valor mais próximo do preço do chocolate". 
 
Por enquanto, as gomas Nutrally ainda não estão no mercado, mas os seus criadores têm objetivos bem definidos para o futuro. "Temos vindo a manter contactos com alguns pontos de venda na cidade do Porto", desvenda Filipa, que coloca também a possibilidade de levar o negócio além-fronteiras.
 
"Além de querermos estar presentes noutras cidades portuguesas, não excluímos a hipótese de vender para o estrangeiro, até porque acreditamos que, ao exportarmos este produto, teremos maiores probabilidades de sucesso e notoriedade", afirma a investigadora.
 
Ao nível da produção, o principal objetivo a curto-prazo é conseguir "entrar no mercado e iniciar parcerias" até ao final do ano. "No que respeitva à investigação, continuaremos a procurar as áreas nutricional, funcional e nutracêutica, nomeadamente na incorporação de bactérias probióticas - benéficas ao nosso organismo", antevê.

Clique AQUI para aceder ao site oficial da Nutrally e AQUI para visitar o Facebook.
 
in Boasnotícias - 26/06/2012

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mestrado português entre os melhores do mundo

O Mestrado em Finanças da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), da Universidade Nova de Lisboa, foi distinguido, pela segunda vez, no ranking do Financial Times. De acordo com a publicação, o mestrado português volta a afirmar-se como um dos melhores do mundo.
 
A Nova SBE reforçou a sua posição como escola modelo no que toca ao Mestrado em Finanças, ao posicionar-se no 21º lugar do ranking do Financial Times. De acordo com o comunicado divulgado pela instituição, o seu programa foi considerado o mais internacional de todos, e a subida de oito posições face ao ranking do ano anterior tornou-a na escola que mais evoluiu.
 
O programa do curso foi um dos fatores que impulsionou a SBE para o privilegiado estatuto. A combinação entre a teoria e a prática e a vasta diversidade nacional, tanto no corpo docente como no estudantil, foram imprescindíveis para que o mestrado fosse distinguido.

Outro dos aspetos salientados pelo Financial Times foi a realização de viagens internacionais, em visitas de estudo, como forma de expor os estudantes à realidade mundial.
 
A empregabilidade foi considerada o fator-chave do mestrado, uma vez que os graduados têm sido constantemente colocados nos maiores centros financeiros do mundo, desde Londres a Madrid, passando por São Paulo e Nova Iorque.
 
Este reconhecimento vem reforçar a afirmação internacional da Nova SBE após outras três distinções por parte do Financial Times em edições anteriores, nomeadamente dos mestrados de Gestão, de Gestão Internacional e de Formação Executiva.
 
in Boasnotícias - 18/06/2012

Motores: Pedro Lamy triunfa nas 24h de Le Mans

O piloto português Pedro Lamy, ao volante de um Corvette C7 ZR1, venceu este domingo a categoria de LMS GTE Am (profissionais e amadores) das 24 Horas de Le Mans, prova mítica do Mundial de resistência realizada em França.
 
A equipa formada por Lamy e os franceses Patrick Bornhauser e Julien Canal foi a melhor da categoria criada em 2011, o que lhe permitiu, aos 40 anos, tornar-se o primeiro português a colocar esta prestigiante vitória no seu palmarés.
 
Embora não tenha entrado em prova com o carro mais rápido em pista na sua categoria, Lamy e os companheiros conseguiram ser competitivos e o piloto luso acabou por fazer a diferença, assinando, a meio da prova, um conjunto de voltas rápidas com grande consistência.
 
A intervenção do piloto português foi particularmente importante por ter acontecido quando o Porsche da IMSA, o principal adversário do trio, sofreu um furo, perdendo algum tempo, o que lhes deu possibilidade de alargar a vantagem.
 
No final da prova, Pedro Lamy salientou que as 24 horas de prova foram de "luta intensa" e que "foi uma corrida dura, mas com um sabor especial". "Estou muito satisfeito com esta vitória e quero agradecer a todos o grande apoio que me têm dado ao longo de toda a minha carreira. Esta vitória não é só minha, é de todos nós", afirmou.
 
De sublinhar ainda a presença de mais dois pilotos portugueses entre os participantes da categoria GTE-Am: Rui Águas, que acabou a prova em 6º lugar, integrado numa equipa com Rob Kauffman e Brian Vickers, e Manuel Rodrigues, que conduziu o Ferrari 458 da JMB Racing e terminou na 7ª posição.
 
A corrida principal, da categoria LMP1, foi ganha pela equipa do suíço Marcel Fassler, do alemão Andre Lotterer e do francês Banoit Treluyer, ao comando de um Audi.

in Boasnotícias - 18/06/2012

Ciclista português Rui Costa vence volta à Suíça

O português Rui Costa fez história este domingo ao conquistar a Volta à Suíça em bicicleta. O ciclista tornou-se, assim, o primeiro português de sempre a vencer uma prova por etapas World Tour.
 
O atleta de 25 anos, natural da Póvoa do Varzim, entrou na derradeira etapa com a camisola amarela e, apesar de algumas ameaças ao longo dos 216 quilómetros percorridos, conseguiu o lugar mais alto do pódio.
 
Na corrida até Sörenberg, Rui Costa, da Movistar, escapou a Frank Schleck, enfrentando depois vários outros ciclistas bem posicionados na geral durante a ascensão final. Na disputa dos últimos quatro quilómetros, o português assumiu a perseguição e terminou a etapa, ganha por Tanel Kangert (Astana), a 1,48 minutos da frente, em 10º lugar.
 
O ciclista poveiro ganhou, assim, uma das maiores provas do calendário internacional da modalidade, logo a seguir às três grandes voltas de Itália, França e Espanha. O segundo e terceiro lugar foram ocupados, respetivamente, pelo luxemburguês Frank Schleck (RadioShack) e pelo norte-americano Levi Leipheimer (Omega).
 
in Boasnotícias - 18/06/2012